Mais da Eslovênia!

No post anterior, comentei como é rápido ir para qualquer lugar na Eslovênia a partir da capital Ljubljana, seja de ônibus ou trem. Mesmo que você fique hospedado por lá, é possível fazer esquema bate-volta para lugares super interessantes. Neste post você vai encontrar dicas do que visitar fora de Ljubljana.

Bled

O cartão postal da Eslovênia é o Lago Bled. A paisagem é simplesmente incrível e a estrutura do lugar é feita para aqueles turistas que gostam de um pouco mais de luxo. É obrigatório entrar numa embarcação chamada Pletna, típica do local e ir até a ilha que fica no meio do lago. Na ilha há uma igreja do século XVII. Pegando o Pletna até a ilha, você tem um tempo fixo para ficar lá curtindo a paisagem até voltar com a mesma embarcação que você foi. Eu quis dar uma de espertona e fiquei de um lado onde a vista seria melhor, mas o senhor que rema pediu que eu mudasse de lugar para que houvesse equilíbrio no barquinho. Fazer o que, tive que mudar de lugar! Então não fique bravo ou ofendido se acontecer o mesmo com você.

Para uma vista melhor ainda do local, o melhor lugar é o Castelo de Bled. Há restaurantes que oferecem a oportunidade incrível de você almoçar ou jantar com essa vista fantástica. Definitivamente, Bled é parada obrigatória para quem vai até a Eslovênia!

Bled: o Pletna boat, o lago e o castelo

Bohinj

Para os amantes de um lugar tranquilo e com muitas atividades no meio da natureza, Bohinj é o lugar. Aqui também há um lago, não tão badalado como o Bled, mas onde muitos vão como se fosse uma “praia”. Há uma faixa de areia numa parte do lago, e ali muitos ficam tomando sol e também entram nas águas cristalinas deste lago. Também é possível fazer trilhas e alugar um caiaque. Você pode explorar Bohinj de bicicleta, ou fazendo caminhadas.

Uma opção de passeio em Bohinj é a visita ao Mt Vogel, onde você pode subir através de um Cable Car, ou bondinho. Ainda há um teleférico que no inverno leva esquiadores ao topo para a prática desse esporte. Fora da época de inverno, há uma rampa de parapente onde você pode fazer o voo mais incrível da sua vida: no meio dos alpes, sobrevoando o lago.

Bohinj: entrada, a famosa árvore que nunca descobri o nome e um pouso de parapente

 

Lago Bohinj

Bohinj e Bled ficam bem próximos um do outro e se você quiser, é possível visitar os dois lugares em apenas um dia. Há ônibus regulares que saem de Bohinj a Bled e vice-versa. Ir de trem neste caso não é tão prático. Recomendo os ônibus mesmo, que aliás são muito confortáveis e tem Wi-Fi!

Ponto de ônibus em Bohinj

Mas Bohinj é muito mais que o lago, o Mt Vogel e os esportes. Caso queira conhecer mais, no site oficial de turismo da cidade eles apresentam 106 maneiras de curtir a cidade: http://www.bohinj.si/en

Triglav National Park

Colado em Bled e Bohinj e indo até a fronteira com a Áustria e a Itália, o Triglav National Park tem atividades de sobra como trilhas, rafting, mountain bike. É aqui onde fica a montanha Triglav, em meio aos Alpes Julianos. Esta é a montanha mais alta do país e é representada na bandeira da Eslovênia.

O destaque do parque definitivamente é o Soča Valley, com diversos lugares históricos (principalmente relacionadas à Segunda Guerra Mundial) e o famoso Rio Soča, que é conhecido como “Emerald River” (rio esmeralda), por sua cor que é tão turquesa que é quase difícil de acreditar que é daquela cor mesmo. Muitos preferem ficar na cidade de Bovec e ter tempo para explorar o parque calmamente mas se você estiver com o tempo curto, de Ljubljana há tours de um dia para visitar lugares específicos no parque ou fazer um rafting no Rio Soča. Eu queria muito ter feito rafting, mas não deu. Espero voltar lá um dia para fazer!

Aqui está o site oficial para mais informações: http://www.tnp.si/national_park/

Rafting no Rio Soca (retirado do tripadvisor)

Postojna e Predjama

Neste lugar fiz um dos passeios mais diferentes da minha vida: visitei as Cavernas de Postojna. É um dos lugares mais visitados do país, mas a entrada é bem organizada. São separados grupos e um guia vai explicando como se formam as estalactites e estalagmites. Uma parte da visita é feita em um trenzinho (parece aquele da fase que o Donkey Kong tá na mina, hahaha) e depois você vai andando no meio das galerias. Completamente fascinante a beleza de um lugar como aquele e vale muito a pena a visita. Infelizmente lá dentro não é permitido tirar fotografias. Só em um trecho no trenzinho é tirada uma “fotografia oficial” que obviamente se você quiser pegar para você, custa alguns euros na saída.

Postojna

Cavernas de Postojna , fotos retiradas do site oficial pois como eu disse: é proibido tirar fotos lá dentro!

A 9km das Cavernas de Postojna, há o famoso Castelo de Predjama, que fica realmente incrustado em um precipício. A proximidade com as cavernas nos dá a possibilidade de ver as duas atrações no mesmo dia porém, quando estive lá, os funcionários disseram que não tinha mais a van que levava da Caverna até o Castelo e vice-versa. O único jeito de chegar era pegar um táxi que custaria um pouco caro, então desisti. O fato é que segundo as informações do site oficial este serviço está disponível novamente, e o melhor de tudo: o transfer é gratuito! Então não perca essa oportunidade e faça a visita por mim 🙂

Castelo de Predjama (retirado de slovenia.info)

Para chegar em Postojna, peguei um trem na estação de Ljubljana, mas a caminhada até a entrada das cavernas é grande, mas a cidade é tão bonitinha que foi uma caminhada agradável. O site informa que em julho e agosto, há um serviço de transferência gratuito da estação de trem até a bilheteria da atração. No demais, os ônibus que saem de Ljubljana deixam mais próximo mesmo.

E tantos outros lugares…

Há muitos outros lugares lindos na Eslovênia que merecem ser visitados. Se você pretende viajar para este país, faça uma pesquisa detalhada sobre os lugares que você pretende visitar antes de programar o roteiro para aproveitar tudo muito bem. Ainda há a famosa cidade de Maribor, e outras onde o enoturismo (ou turismo do vinho) é bem forte. O país é diversificado, tem lugares para todos os gostos! Não tem como não se apaixonar. Deixe se levar pelos encantos do único país que tem “love” no nome: sLOVEnia!

No próximo artigo: Áustria!

Advertisements